RIO PARANAZÃO

CIDADE

Fornecimento de água para Vila Eletrosul e entornos são tratados em reunião

Publicado por: JRP em 24/03/2022

Crédito: As.Com. de Guaíra


No início deste mês (09), o Executivo Municipal participou de uma reunião junto a representantes da Sanepar — Companhia de Saneamento do Paraná, para tratar do fornecimento da água na Vila Eletrosul, Vila Pioneira, Vila Gianete, e Vila dos Técnicos.

A reunião foi realizada com a presença da diretoria ou membros das comunidades de afeto, além de representantes do BPFron — Batalhão de Polícia da Fronteira, Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Câmara Legislativa, entre outros.

O fornecimento de água naquela região não é realizado conforme as demais áreas da cidade, onde a responsabilidade foi concedida à Sanepar. Estas áreas são abastecidas através de tubulações e tratamentos providenciados pelos próprios moradores.

De acordo com o controlador interno, Humberto Pedra, com a publicação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, pela Lei Federal nº 14.026/2020, o governo federal determina que esta situação não pode mais percorrer, e o município é obrigado a repassar a responsabilidade do fornecimento de água desta área à Sanepar. Caso isto não ocorra, o prefeito pode responder judicialmente pelo caso.

Diante disso, uma primeira reunião foi realizada com a diretoria e/ou alguns membros das comunidades afetadas, para alinhar o planejamento deste processo.

Na ocasião, o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, alinhou uma sugestão entre os presentes, e afirmou que buscará adotar as maneiras mais justas e corretas para que esta situação ocorra dentro dos conformes estabelecidos na lei.

Ainda, destacou que uma análise técnica na água potável da Vila Eletrosul foi realizada por técnicos da FUNASA — Fundação Nacional de Saúde, onde determinou níveis de cloro 200x abaixo do recomendado. Outros dados serão apresentados quando o relatório oficial for entregue às autoridades, que também será divulgado nas redes sociais oficiais do município e no portal da transparência.

O servidor da Secretaria de Administração, Roberto de Lima, salientou que uma audiência pública será marcada junto aos moradores destas localidades onde serão tratados todos os aspectos deste processo. A audiência ainda não possui data certa prevista, mas será amplamente divulgada quando definida for.


Fonte: As.Com. de Guaíra


Últimas Notícias